Emulsão
de gelatina com brometo de prata
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Fotógrafo ciclista itinerante - por volta de 1870 |
Richard
Leach Maddox (médico e microscopista inglês), em setembro de 1871
publicou no British Journal of Photograph, suas experiências com uma
emulsão de gelatina e brometo de prata como substituto do colódio,
obtendo uma chapa 180 mais lenta. Este processo foi aperfeiçoado por
John Burges, Richard Kennett e Charles Bennett; com isto estava
estabelecido a era moderna do material fotográfico fabricado
comercialmente, o fotógrafo não mais necessitava preparar suas
placas, várias empresas passaram a fabricar placas de gelatina seca
em quantidades industriais.
Burgess
comercializou a emulsão de brometo de prata e gelatina engarrafada,
mas devido a presença de de sub-produtos como o nitrato de potássio
os resultados não foram satisfatórios. Kennett em 1873 dispunha de
emulsões secas e placas preparadas com bastante sensibilidade à
luz.
Bennett
publicou no ano de 1878, que se conservando a emulsão a 32º
centígrados por quatro a sete dias, se produzia uma maturação que
aumentava a sensibilidade.
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Richard Leach Maddox, 1816 - 1902 |
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Vogel |
Hermann
Wilhelm Vogel (professor de fotoquímica em Berlim) em 1873,
descobriu que podia aumentar a sensibilidade, a uma gama maior de
radiações actínicas (Actínio,
elemento químico radioativo),
quando banhava a emulsão em certos corantes de anilina, chamadas de
ortocromáticas (emulsão, chapa ou película fotográfica não sensível à extremidade vermelha do espectro),
passaram a ser, além do azul, sensíveis a cor verde. Emulsões
pancromáticas sensíveis também a luz laranja e vermelha, já eram
comercializadas em 1906.
A
Wratten & Wainwright e a The Liverpool Dry Plate Co., fabricantes
britânicos em 1880 monopolizavam a fabricação de placas secas,
logo outras fabricas passaram a produzir o material e em 1883 nenhum
fotógrafo usava mais o colódio. Na Alemanha, Otto Perutz, de Munich
em 1882, e a Agfa AG, de Berlim, em 1883 fabricavam chapas secas de
qualidade.
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