quarta-feira, 14 de abril de 2010

Escreva que eu te leio

Robert Doisneau

Robert Doisneau nasceu em 1912 na França e dedicou-se a fotografia como autodidata. Começou realizando fotografias publicitárias e industriais em 1934 aos vinte e dois anos de idade.
Participou da Segunda Guerra, contribuindo ativamente para a resistência francesa até o o término do conflito.
No final da década de 40 iniciou seu trabalho para a revista VOGUE permanecendo até 1952, primeiro como fotógrafo permanente e no final como colaborador.
Seu trabalho o fez conhecido e admirado na sociedade francesa, que nutria por ele um carinho especial, por seu modo simples de ser, proveniente de sua origem humilde.
Doisneau conseguiu, aliado ao seu talento do instantâneo, captar verdadeiras pérolas do estilo de vida francês de sua época, principalmente nos subúrbios.
Ficou conhecido mundialmente com a foto intitulada "O beijo do Hotel de Ville", que retrata um casal se beijando na praça do hotel.
Doisneau era requisitado por muitos artistas famosos para fazer-lhes as fotos. São famosas as fotografias tiradas de Pablo Picasso.
Morreu em Paris, em 1993.

Esta é uma das mais famosas fotografias de um beijo do mundo.
A foto, tirada com uma Leica (marca da máquina). O casal de namorados: Françoise Bornet e Jacques Carteaud.
Doisneau estava na Praça do Hotel de Ville, em Paris, em 1950, procurando material para um trabalho sobre os namorados da cidade, encomendado pela revista norte-americana America's Life. Ao avistar o dito casal, que passeava com ar romântico, Doisneau pediu-lhes uma pose apaixonada: os dois se beijaram e Doisneau ficou famoso para sempre.
Em 2005, Françoise Bornet, então com 75 anos, levou a leilão um dos originais da fotografia: um milionário suíço a arrematou por 155 mil euros, o equivalente, ao câmbio atual, a R$410 mil.

Mais fotos de Doisneau: http://fottus.com/arte/foto s-antigas-de-paris-robert-doisneau/

Fontes: http://fottus.com/arte/foto s-antigas-de-paris-robert-doisneau/
http://www.nautilus.com.br/clientes/pontes/biografia/Doisneau.htm



13 comentários:

  1. Muito Bom a sua iniciativa professor
    assim a aula fica mais dinamica
    muito bom os trabalhos postador,principalmente o de artes urbanas Parabens

    Randerson de Freitas N:29 SERIE:2E

    ResponderExcluir
  2. Nós achamos o blog interessante...As fotos representando épocas ...

    Como a foto do Beijo do mundo

    e a foto do fotógrafo francês Marc Riboud.

    Alunos:Diego C. n°07/e Lucas J. n°23
    SÉRIE:2°E
    Escola:Jardim Cruzeiro

    ResponderExcluir
  3. Adorei a imagem do casal de namorados Doisneau queria uma pose romantica então eles se beijaram e ficaram famosos por isso...todos os trabalhos postados são incriveis.Também gostei da arte urbana-grafite..
    Parabénssssssss...!!!!!!!!
    Elisandra de gois Nº09 Série:2ºE

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o seu trabalho "Nelsão"...Bem interessante a historia de Robert Doisneau,seria bom se a maioria dos professores tivessem uma iniciativa como a sua, tenho certeza que seria bem melhor no aprendizado dos alunos. Voce esta de parabéns mesmo.

    Cauan da Silva Moreira N°08 Série: 2°A.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns, adorei muito o artigo, e gostaria de saber mais sobre Robert Doisneau, e o blog esta de parabéns, continue assim.

    Graciliane Regina N°15 Série:2°A

    ResponderExcluir
  6. bem interessante essas curiosidades postadas no seu blog, fiquei sabendo de coisas que eu não sabia antes, e gostei muito disso.
    valeu.!!!

    Nilton Guilherme Nº.29 Série: 2ºC

    ResponderExcluir
  7. gostei muito da sua criatividade professor um ótimo começo continue assim parabéns

    Dayane vivian Nº 07 série: 2ºB

    ResponderExcluir
  8. Muito intesante... esta história do Robert Doisneau fez uma coisa muito boa é como se fosse a primeira foto do Beijo do mundo... fez até sucesso.. que bom que por calsa de uma foto ele se tornou famoso... isto tambem deve era o sonho dele,ele começou aos pucos tirando fotos... derrepente ele se tornou o maior fotógrafo do mundo... e o importante é nunca desistir, "porque quem tenta sempre consegue"...!

    Nome: Lucas F. Nº 28 2ºB

    ResponderExcluir
  9. achei muito legal esse trabalho com essa foto tirada em uma praça sobre o dia dos namorados, pois e uma foto de dois casais apaixonados,e eles estão realmente expressando o amor que um tem pelo outro.

    kauane n°23 2°B

    ResponderExcluir
  10. Achei uma ótima idéia o professor Nelson ter publicado esse site, pois assim os alunos terão mais interesses em suas aulas e terão maais facilidade no aprendizadoo.
    Tambéem achei bastante interessante a bibliografia de Robert Doisneaus, e espero que o blog cresa cada vez mais .


    Priscila Vargas 2° B

    ResponderExcluir
  11. Dahora Chapa!,achei bastante interessante a bibliografia de Robert Doisneaus, e espero que o blog cresa cada vez mais


    Robert Doisneausderrepente ele se tornou o maior fotógrafo do mundo... e o importante é nunca desistir, "porque quem tenta sempre consegue"...!

    (:

    Alisson Rodrigues Nº03 2ªA

    ResponderExcluir
  12. interessante e bem criativo os temas nesse blog.vários temas onde podemos aprofundar nossos conhecimentos ou até mesmo descobrir coisas novas...
    adorei esse tema fotografia onde mostra que um ótimo fotografo realmente demonstra os valores de uma fotografia,que elas servem não só para congelar momentos importantes mas também para relembra-los.Como essa foto tirada na praça eu não estava lá mas através da imagem da para perceber o amor que aquele casal tinha um pelo outro.

    Professor bem criativO.

    Shirley Bastos
    2ºA

    ResponderExcluir
  13. otimo tema...
    fotografia é um universo fora do nosso,em cada fotografia pode-se obter varias emoções e sentimentos completamente diferentes.
    uma simples foto pode recordar e trazer sentimentos para o resto da vida.
    para mim as melhores fotos são as tiradas do cotidiano, da vida real, sem poses para assim trazer aos expectadores a realidade da vida de cada um
    Otima foto,esta merece ter o prestigio que tem até hoje
    otima escolha professor..
    bj

    Daiane Nº10 2ºA

    ResponderExcluir