quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

FOTOGRAFIA IX

Hércules Florence
Hercules Florance - 1875

Antoine Hercules Romuald Florence, francês de Nice, chegou ao Brasil em 1825 e viveu durante quase 50 anos na vila de São Carlos. Faleceu no dia 27 de março de 1879, na então chamada Campinas, aplicou-se a uma série de invenções.
Participou como 2º desenhista (entre 1825 e 1829) da expedição científica chefiada pelo Barão Georg Heirich von Langsdorff, que era cônsul geral da Rússia no Brasil. Em 1830, casou-se com Maria Angélica Machado e Vasconcelos; no mesmo ano necessitando de uma oficina impressora, inventou seu próprio meio de impressão e deu a ele o nome d Polygraphie. Seguindo a meta de um sistema de reprodução, pesquisou a possibilidade de se reproduzir pela luz do sol e descobriu um processo fotográfico que chamou Photographie, em 1832, conforme consta em seus diário da época, anos antes de Daguerre. No ano seguinte fotografou através de uma câmara escura com uma chapa de vidro e usou um papel sensibilizado para a impressão por contato.
Sem o conhecimento do ocorria na Europa, totalmente isolado daquele cenário, Hércule Florence obteve o resultado fotográfico.
Vila de S. Carlos, Campinas. Rótulos de farmácia, cópia fotográfica por contato sob ação da luz solar, cerca de 1833

Câmara Escura e Prensas usadas na Photographie

Mesa de impresão usada na Polygraphia


Nenhum comentário:

Postar um comentário