quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Antanas Sutkus

Antanas Sutkus

Lituano nascido em 27 de julho de 1939 em Kluoniškiai no distrito de Kaunas, renomado fotografo detentor do Prêmio Nacional da Lituânia e Ordem do Grão-Duque Grediminas da Lituânia, Foi co-fundador e presidente da Photography Art Sockety of Lithuania.
A serie Pessoas da Lituania é considerada uma das suas obras mais importantes. É um projeto contínuo inciado em 1976 para documentar a vida mudando e as pessoas da Lituânia.

Museu Oscar Niemeyer recebe exposição de fotógrafo lituano

A partir desta quinta-feira (26), o Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, recebe a exposição "Antanas Sutkus: um olhar livre". Ao todo, 120 imagens feitas pelo fotógrafo. A abertura da exposição, que  ficará em cartaz no MON até o dia 20 de maio, será às 19h.
O público que visita o MON poderá, nos próximos meses, conhecer e analisar o trabalho de Sutkus, que começou a fotografar nos anos 1950. Em seu acervo, o fotógrafo conserva mais de 1 milhão de negativos, que retratam a vida cotidiana.
Antes da abertura, Sutkus participará de um bate-papo com os visitantes, em que falará sobre sua técnica. O lituano é avesso ao processo digital. Para ele, a fotografia digital reduz as responsabilidades do fotógrafo, já que ele perde a atenção ao fotografar diversas imagens em pouco tempo.
Serviço:
A entrada para o bate-papo e para a inauguração da mostra são gratuitas. Nos outros dias, a entrada para o MON custa R$ 4 e a meia-entrada R$ 2. O museu fica aberto de terça domingo, das 10h às 18h e fica na Rua Marechal Hermes, 999, no Centro Cívico.




A First Year Shoolgirl. Kaunas, 1962

Blind Pioneer. Kaunas, 1962

Immatriculation. Vilnius, 1973


Friends. Vilnius, 1966

Jean-Paul Sartre in Lithuania. Nida, 1969

Lithuanian Family. Aukštaitija 1967

The Last Summer. Zarasai, 1968

The Mother's Hand. Vilnius, 1966

Antanas Vinkus, Physician. Nida, 1970

Nenhum comentário:

Postar um comentário