quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Fotografia I


Fotografia I

Atualmente fotografar é um procedimento muito simples, principalmente com a fotografia digital que é um processo totalmente diferente da convencional, mas nem sempre foi assim, para chegar a este ponto foi percorrido um longo caminho, um caminho de muitos séculos. A fotografia não teve um único inventor, mais sim uma série de observações e inventos no decorrer de vários séculos. Seu princípio era conhecido desde a antiguidade, o que não se tinha era um processo para fixação da imagem.
Origens – Princípio Ótico

Alguns historiadores indicam o conhecimento do princípio ótico o chines Mo Tzu no século V a.C., outros o filósofo grego Aristóteles (384-322 a.C.) como responsável pelos primeiros comentários esquemáticos da “Camera Obscura.”

Sentado sob uma árvore, Aristóteles observou a imagem do sol, em uma eclipse parcial, projetando-se no solo em forma de meia lua ao passar seus raios por um pequeno orifício entre as folhas de um plátano. Observou também que quanto menor o orifício, mais nítida era a imagem.
Por tempos a câmara escura é usada por sábios europeus na observação de eclipses solares, há registro do uso deste aparelho ótico por um erudito árabe Ibn al Haitam (965-1038), o Alhazem em princípios do século XI, na corte de Constantinopla.
Em 1521 um discípulo de Leonardo da Vinci, Cesare Cesariano descreve a câmara escura em uma anotação e em 1545, surge a primeira ilustração da Câmara Escura, na obra de Reiner Gemma Frisius, físico e matemático holandês.
No século XIV já se aconselhava o uso da câmara escura como auxílio ao desenho e a pintura.
Leonardo da Vinci (1452-1519) fez uma descrição da câmara escura em seu livro de notas sobre espelhos, que só foi publicado em 1797.
O cientista napolitano Giovanni Baptista della Porta (1541-1615), publica uma descrição detalhada sobre a câmara escura e seus usos no livro Magia Naturalis sive de Miraculis Rerum Naturalium.

O que é a Câmara Escura?

Era um quarto estanque à luz (isolado da luz, um quarto escuro), possuía um orifício de um lado e a parede à sua frente pintada de branco. Quando um objeto era posto diante do orifício, do lado de fora do compartimento, a sua imagem era projetada invertida sobre a parede branca.
Johannes Kepler, em 1620 fez uso da câmara escura para desenhos topográficos.
Em 1646, o jesuíta Athanasius Kircher, erudito professor de Roma, descreveu e ilustrou uma câmara escura que possibilitava o artista desenhar em vários locais, transportada como uma liteira.
Johan Zahn, em 1685, descreve a utilização de um espelho, para redirecionar a imagem ao plano horizontal, facilitando assim o desenho nas câmaras portáteis.









Nenhum comentário:

Postar um comentário