sexta-feira, 20 de maio de 2011

Exposição João Cândido

Exposição João Cândido segue até dia 27 em Mauá




“Cada vez mais nossa juventude tem sido contra a discriminação e o preconceito. Além disso, está sendo criada uma série de políticas no Brasil que favoreça a igualdade e isso reforça a necessidade de continuarmos a luta”, disse o prefeito de Mauá, Oswaldo Dias, na noite de abertura da exposição Joâo Cândido – A Luta pelos Direitos Humanos.
A inauguração da mostra contou também com a apresentação musical do grupo de samba Pega o Lenço e Vai, além da presença de munícipes, secretários municipais e representante do Legislativo.
Conhecido como Almirante Negro, João Cândido foi líder da Revolta da Chibata, ocorrida em 1910 no País. Ele era contra os maus tratos e castigos impostos aos marinheiros negros e mulatos, que tinham os corpos feridos com chibatadas mesmo 22 anos após a escravidão ter terminado, com a assinatura da Lei Áurea pela princesa Isabel.
A exposição, organizada pela Secretaria de Educação por meio da coordenadoria de Igualdade Racial e em parceria com a Fundação Banco do Brasil, segue até 27 de maio no espaço térreo do Centro de Formação de Professores (Rua Rio Branco, 183, Centro). A visitação é de segunda a sexta, das 9h às 21h e tem entrada gratuita.

Por Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Fonte:http://mauavirtual.com.br

Para saber mais:
http://www.cefetsp.br/edu/eso/patricia/revoltachibata.html
http://extra.globo.com/noticias/rio/revolta-da-chibata-filho-de-joao-candido-fala-sobre-centenario-373399.html
http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=2896
http://correionago.ning.com/profiles/blogs/joao-candido-e-a-revolta-da

quinta-feira, 5 de maio de 2011

FOTOGRAFIA V

FOTOGRAFIA V



Wedgwood


Em 1802, Thomas Wedgwood obteve êxito na impressão de silhuetas de folhas e vegetais sobre couro, fato que foi divulgado por Sir Humphrey Davy no Journal of the Royal Intitutuion. Thomas era filho mais moço de Josiah Wedgwood, cientista amador e ceramista inglês, conhecedor do processo de Schulze, obteve essas imagens mediante a ação da luz sobre o couro branco impregnado de nitrato de prata; mas não conseguiu eliminar o nitrato de prata que não se transformou em prata metálica(a “fixação”); mesmo depois de lavadas e envernizadas, elas escureciam totalmente quando expostas a luz. Thomas aprendera a usar a câmara escura com seu pai, utilizava para auxiliar seus desenhos de grandes casas de campo, que eram utilizadas na decoração das cerâmicas da Etruria (antiga região da Itália-Etrusco); o conhecimento sobre o nitrato de prata aprendera com seu tutor Alexander Chisholm, que fora ajudante do químico Dr. Willian Lewis o primeiro a publicar em 1763 as investigações de Schulze. Thomas Wedgwood não consegui obter imagens impressas com auxílio da câmara escura devido a sua morte prematura aos 34 anos.
O químico Karl Wilhelm Scheele, em 1777 descobre que o amoníaco atua satisfatoriamente com fixador.
Thomas Wedgwood 1771-1805

Fontes: www.kodak.com; www.wikipedia.org; www.cotianet.com.br; www.fujifilm.com.br.